quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Resistência à mudança!!!

Mudança...somos ou não resistentes à mudança?

Este é um daqueles temas que mais tendemos a fugir.

Porque se perguntarem a alguém: "és resistente à mudança?", dizem logo: "eu???? mudança, sou eu"...

Se é um facto que queremos ter mais do que temos, melhorar as nossas Vidas e torna-las mais de acordo com o padrão que ambicionamos, a realidade é que fazemos muito pouco para a mudar....sim, porque para haver dinâmica evolutiva tem que haver mudança...e atenção: não julguem que me refiro apenas às questões profissionais ou materiais, mas também às emocionais, espirituais e até mesmo do...coração (tenho que acabar com o Whisky, urgentemente).

Padrão tipo: estou farto disto, é sempre tudo igual, não aguento mais esta pressão, aquele olhar só me dá maus instintos, custa-me acordar, não consigo dormir....quem de nós nunca disse, pensou ou sentiu qualquer um destes "sintomas"? Agora pergunto, o que fomos fazendo para mudar? Porque se forem ver bem, quem não se queixa são aqueles que mudam de projecto, de vida, de emprego, de parceiro, de casa ou até mesmo de país (só de clube é que não dá...)....os demais, são aqueles que, apesar de uma infelicidade tremenda e de uma real (acredito eu) vontade de querer mudar, pouco fazem para alterar esse status quo.

E tudo porquê? Não por inércia ou incapacidade...porque resistimos à mudança (digo no plural, por uma questão de semântica)...porque temos aversão ao que representa o risco não calculado – e mesmo o calculado, vai lá vai - ....mas se nos forçam, nos picam, provocam...ou nos obrigam lá vamos nós e seja o que Deus quiser...surpresa? As coisas correm bem...o desafio é ultrapassado.

Onde é que eu quero chegar com isto? Será que só aceitamos mudança, se tivermos quem culpar ou responsabilizar, para além de nós próprios? Será uma questão de não queremos assumir o nosso risco individualmente e precisamos de sentir uma mão a empurrar-nos? Será que o falhar é mais grave do que o não fazer?

Sinceramente estou a inclinado a dizer que sim a todas estas questões...o problema da resistência à mudança, não está no acto em si, mas sim em nós, no comodismo...nos casos mais graves: "não faço isto ou aquilo (...) ou tenho esta vida por ti, por tua causa" - mais uma vez temos que culpar algo ou alguém....

Mudar: saber quando e como...não resistir à boa mudança, aceitar os riscos que daí vem e acima de tudo assumi-los....é um dos meus objectivos a curto prazo.....

E quando me virem ou pior ouvirem a queixar-me, espero que me digam: o que fizeste para mudar...????

Eu prometo que vos farei o mesmo.... :oP

Beijos e Abraços, meus bons amigos




1 comentário:

  1. Grande desafio te espera e digo isto porque concordo com cada palavra que escreveste...a mudança é um monstro que se não conseguimos desmontar, não enfrentamos.

    Mas também sei que uma vez conseguida(cada bocadinho conta) é uma vitória, um fortalecer de espírito e até há quem acabe viciado:-)

    Bjs
    Su

    ResponderEliminar