sábado, 22 de agosto de 2009

Blogs? Porquê?

Sábado, 10h30m da matina..
...digo para mim: "amigo, disseste que ias escrever com frequência no BLOG...trata de o fazer"...e dou comigo à 20 minutos a pensar como vou começar isto!!!

Falta de temas? Nã...se não vejamos: caiu um "calhau" ontem e já temos os abutres da desgraça a tentar ganhar dinheiro com o sofrimento alheio (não sei se repararam, mas ontem a gripe A quase que deixou de ser "a noticia" mais grave de sempre, do Século...quem sabe do Ano....
As escutas ao gabinete do nosso estimado PR, também poderiam ser alvo de comentários...
Digamos: qualquer manchete do Expresso (ainda para mais com a imagem do Paulo Portas) daria pano para mangas e de certeza que daria para divagar horas a fio....

Não!!! A questão é bem mais simples....o que escrever, que seja intereressante, estimulante para quem esteja a ler e que até possa servir de discussão...e de repente, veio-me à ideia este tema: o porquê dos blogs!!!!

Eu não faço a mais pálida ideia como surgiu este forma de comunicação virtual (e assim me vou manter até acabar de escrever este texto), mas sei que de um dia para o outro comecei a ouvir falar de um formato novo na rede, que andava para aí: não era bem um site, ou um e-mail...era qualquer coisa que era utilizada para escrever....apenas para escrever...mas também não era um chat....bom, não dei parte de fraco, mas não percebia nada do que me diziam acerca disto...
Começam a surgir blogs de gente conhecida como o Pacheco Pereira..e eu sem nunca ter visto um, ganhei um certo asco à coisa....parecia-me alguma coisa excessivamente elitista, para gente culta, para os que sabem estar e comunicar...para os que não se misturam e não sentem as pessoas e a vida (real)....enfim, mais uma forma de criar barreiras entre o "povo" e os que "dominam", mais um requisito de exclusividade, para os que dizem como devemos ser e viver..o que devemos fazer e quanto merecemos ganhar, desde que eles continuem a fazer o que querem e a roubar o que puderem...ai...roubar....serem renumerados pelos excelentes préstimos e contributos que dão para a sociedade (que no fundo desprezam e apenas se aproveitam dela...).

Bem...passam-se alguns tempos (tipo uma semana, como é timbre desta nossa epoca) e começo a ver pessoas que eu conheço a entrar nesta cena....e eu perguntava: para quê? porquê? O que raio é essa cena dos blogs que tanto chama as pessoas...?
Teimoso que nem uma mula continuei sem visitar a coisa, mas comecei a formar uma nova opinião sobre os blogs...ainda que continuava a achar que o blog continuava a ser associado a um tipo de elitismo, comecei a perceber que também era utilizado por pessoas que encontravam por aqui a maneira que tinham em "falar", aquilo que não "falavam" de facto...diziam através da escrita aquilo que não conseguiam dizer oralmente..por solidão, por vergonha, por não serem capazes de se abrir....ou porque as palavras escritas os protegem das reacções imediatas da(s) pessoa(s) a que se dirigem....

E aqui consegui ver algo de positivo nesta coisa dos Blogs...ainda que me irritava o facto de ser mais uma forma das se isolarem cada vez mais nos seus mundos exclusivos e virtuais, pelo menos "falam"...e de repente saltou uma questão: "para quem?????". Sim, se um politico escreve num blog, é fácil perceber que a divulgação é rápida...mas ao mesmo tempo ele não escreve nada de pessoal..publica ideias que quer vender e impor, mesmo que não acredite nelas....agora um blog de uma pessoa como eu, escreve para quem? Se é introvertido escreve para si próprio? Ou escreve para o mundo na esperança que alguém o ouça??? Como é que se partilha alguma coisa, cuja divulgação tem que partir de nós...? Ainda para mais, no caso das pessoas que tem dificuldade em mostrar-se? (Sim, porque uma personagem mais extrovertida, não teriaqualquer stress em enviar o link para todos os que conhece, com uma mensagem dizendo: vai curtir o meu blog)...

E confesso que ainda não tenho resposta para esta questão...por exemplo, eu escrevo neste BLOG, para destinatátios bem identificados e que são os utilizadores do mesmos....a divulgação não é necessária, pois foi criado em acordo com todos...e sei que quem vai ler este texto, para além dos demais 5Alive - e se estes tiverem paciencia -, será alguém próximo do grupo (ou dos seus elementos) a quem se divulgue o "site"....

Agora para quem escreve um blog, sobre si, os seus dias, pensamentos...como é que passa a mensagem? E será que a quer passar....? No fundo: Porquê de escrever num Blog?

Amigos, com esta vos deixo!!!!

Beijos e Abraços - AMANHÃ PRAIA!!!!!!!! Com ou sem Bike´s ;oP



1 comentário:

  1. porra, conseguiste prender-me até ao fim do texto e acho que acertaste em cheio quando disseste - "...comecei a perceber que também era utilizado por pessoas que encontravam por aqui a maneira que tinham em "falar", aquilo que não "falavam" de facto...diziam através da escrita aquilo que não conseguiam dizer oralmente..por solidão, por vergonha, por não serem capazes de se abrir....ou porque as palavras escritas os protegem das reacções imediatas da(s) pessoa(s) a que se dirigem....
    ".
    Muito bom
    abraço amigos

    ResponderEliminar