sábado, 5 de setembro de 2009

todos diferentes, todos os iguais....

Antes de mais: há alguma formula fantástica que nos ensine a começar a escrever texto?
Se sim, podem passar, ppplllleeeaaassssee...

Ora...e adiante...
Estava aqui nas minhas divagações...e lembrei-me desta frase, que habitualmente todas as pessoas gostam: "todos diferentes, todos os iguais...."
...a frase soa tão bem, que até a Publicidade a usou com bastante sucesso...de quando a quando, um qualquer politico se lembra se a sacar da "Cartola", como se sua criação fosse...

E porquê?
Porque no fundo representa o direito à nossa diferença individual, ao que nos difere uns dos outros.. mas eleva a nossa igualdade em termos sociais..não nos proibe a nada, que não seja proibido aos outros..alias...permite-nos fazer mesmo que a todos...e até aqui tudo bem....

E se agora pusermos as coisas nestes termos: o nosso individualismo, ser tão especifico, tão único, que nos leva à exclusão? Isto é..sermos colocados de parte da tal sociedade que somos iguais uns aos outros, mas que de alguma forma nos coloca à parte?

Claro que não estou a dar novidade nenhuma, até porque surgiram logo as novas máximas: "todos diferentes, todos iguais, mas uns mais iguais que outros".....ou "o igual tratado como igual e o diferente como diferente"...

Eu tenho para mim que não gostamos do que é diferente...como não gostamos da "mudança"...talvez porque a diferença nos obrigue a mudar, talvez que não sabemos lidar com ela, talvez porque temos medo que o diferente se torne o "igual" e o igual seja visto como o "diferente".....
A nossa tendecia é excluir o diferente, empurra-lo para longe e esperar que ele se junte aos seus iguais e que de preferencia: não incomodem....

E isto faz-me pensar, porque eu sou assim, no que andamos a perder e no que o mundo podia evoluir se nos dessemos ao trabalho de dar mais atenção ao que é diferente....
Não tanto na perspectiva da mudança radical e não aceitar tudo sem mais nem menos, mas ouvir a diferença...e pelo menos aproveitar o que de positivo pudesse vir....e fazer o diferente aproximar-se de nós e quem sabe....apesar de continuar a ser único, torna-lo mais igual....

Amigos, um excelente fds para todos..
(em especial para uma certa menina que vai de férias!!!!!)
Beijo e abraços
SMAntunes




2 comentários: