quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

O que se vê na TV?

...agora mais à séria...estou a ver o heli da SIC a sobrevoar a Madeira...contexto para a posterioridade, estamos a 24 de Fevereiro, poucos dias após uma pequena chuva ter passado pelo Arquipelago do sr. Jardim....

voltando...estou a ver o Heli da SIC e antes de me interessar pelas imagens*, fiquei um pouco irritado com a reportagem, porque não deixo de ficar com a sensação morbida, que continuamos a explorar a desgraça alheia e que isto só vale mesmo a pena se houver mortos com fartura....reparem...isto chegou ao descalabro de mostrar um Golden Retrivier a vasculhar entulho e a encontrar um cadaver...e relatado tal qual jogo de futebol....era necessário? Não me parece....bastava-me o relato...bastava-me saber que o número de falecidos tinha aumentado....de outra foram já estamos a entrar no registo do show off, dos movies...e para isso, desculpem-me, mas prefiro o Avatar....melhor qualidade de imagem, mais berros, mais sangue, com uma produção sonora adequada.....enfim, uma cena de qualidade...

Veio-me à memória as cenas do Haiti....e de uma das reportagens mais fantásticas que vi por lá...baseada na filmagem de mão que saia dos escombros de um prédio....aquilo chegava ao detalhe para perceber que a criatura tinha cravos no polegar e que era ou canhoto ou analfabeto, pois não possuia calo de caneta!!!!

E de repente bateu-me...houvessem desgraças todos os dias, pois é disto que a malta gosta e precisa...até se esquece da crise, que o Socrates mentiu, que o Crespo gozou com a malta e que os gays já podem casar....quaiquer noticias com desgraças, carregadas de imagens com cadavares em putrefação, são hoje, o opio desta malta....o passo a seguir vai ser pelas TV´s colocarem nos "cenários" abutres, para tornar a cena mais....yyyaaammmmiiieeee...

Exagero? Acham mesmo? Desculpem-me: todos criticam que se formem filas de transito, porque a malta tem que espreitar o acidente...mas é certo que raros são aqueles que não olham, com olhos de ver o que para ali aconteceu....mais...não são poucos aqueles que até sentem uma ponta de desilusão, quando se verifica que não há sangue ou que o INEM não anda por ali perto....

Isto tudo para dizer que, comecei por pensar que apanhava com coisas da TV que não queria, que não precisava de ver....mas na realidade, só me dão aquilo que queremos ver...alimentar as almas dos expectadores com as desgraças alheias...com a choradeira e lutos dos outros...e quanto mais desconhecidos e afastados...melhor....

Não pergunto se acham que isto é normal, porque é....é assim, acontece e não vale a pena negar...
Mais fácil é perguntar: PORQUÊ?
E a resposta é realmente simples...na minha perspectiva...é porque quando vemos a desgraça alheia, esquecemos a nossa...dizemos: "ainda me queixo da minha vida"...temos pena de outros e agradecemos o que temos...e por esses instantes o nosso pouco se torna muito...e os "grandes" problemas, se transformam em pequenas questões....



Depois...aquele filme..alegria quando acontecem milagres do genero de se encontrar uma pessoa com vida, após 60 dias nos escombros de uma garagem....
Contraditório? Nãããã...."se aquele se safou" ou "se este foi capaz", porque não hei-de eu conseguir também?**

Será que estou enganado? ...acho que não....
Até porque tipicamente nos voltamos a sentir na mer....ai...no lodo, quando vemos as noticias a seguir, geralmente associados aos nossos tão honestos e altruistas politicos....e voltamos a mudar de canal para apanhar mais cadaver...

Amigos....juro-vos que quando comecei escrever isto, não tinha a ideia que ia acabar assim... mas a tolice deu-me para aqui hoje...

Cumprimentos e Larguras para todos
Sérgio

* imagens - porque lá estive há 6 meses e tinha passado por praticamente todos os sitios filmados;
** já pensaram que aquilo é tudo tanga e apenas serve para estimular e dar esperança a quem esteja a ver? para o passa a palavra, onde se diz que vale a pena lutar?***
*** é minha teoria é bem mais negra, mas já chega de falar de...morbidez da alma humana....

1 comentário:

  1. Infelizmente não tenho vindo ao nosso estaminé as vezes que gostaria, mas, realmente, vale a pena. Já estava com saudades amigo Antunes. Grande texto.

    Abraço amigos
    SAF

    ResponderEliminar