terça-feira, 17 de maio de 2011

Vida Complica

...de uns tempos para cá tenho pensado para mim o quanto complicamos a vida...inventamos umas cores para por no meio; tudo complica, as nossas dificuldades não se devem a nós; erros ou opções menos conseguidas são sempre porque alguém não está a facilitar...e melhor que tudo: quando um azar aparece? Claro, nunca aparece só...
Pois, pois...ya...sim, sim...guess what....as coisas não acontecem por acaso, os azares não surgem do nada e as dificuldades só aparecem porque nos metemos a jeito...não há zonas cinzentas ou outras que prefiram...as coisas são o que são e ponto...preto e branco....tudo o resto, são belos argumentos que usamos para justificar qualquer coisa...menos a realidade, que às vezes não tem que ser dura...

O nosso Mundo não é perfeito e logo a Vida também não é - não teria piada se fosse - e como eu gosto (muito) de dizer, a dor faz parte e só com ela podemos dizer que vivemos de facto...mas as coisas também não são assim tão complicadas ou dolorosas...não, não o são...ou não o são, logo à cabeça...pois temos sempre a opção de cortar a eito, de seguir uma ideia, um rumo...mas tantas vezes preferimos contornar, não ver ou não ligar...e às vezes no meio deste processo, ficamos meio "amarrados" e "enfaixados" no novelo que nós proprios criamos...e porquê? E esta é a parte que seria hilariante, se às vezes não fosse trágica...porque temos medo de viver...viver, meus amigos. O risco, o erro, a falha...todas essas coisas que nos podem perseguir e assustar...e com isto dizemos: é assim, foi a sorte que me calhou, sou feliz com o que tenho...desde que haja sempre alguém ou algo para culpar naqueles momentos de azar ou infelicidade...quando somos despedidos, houve sempre o chefe que não nos curtiu - nada a ver com o facto de estarmos acomodados ao lugar à não sei quanto tempo sem fazer nada para alterar...quando um amigo nos destrata, é injusto ou traidor - mas nunca porque tenhamos tido uma atitude incorrecta com ele...quando somos traidos pelo(a) nosso(a) parceiro(a), ficamos desiludidos: mas porquê? Porque me fizeste isto? Pergunta-se normalmente - mas a culpa nunca é nossa, mesmo quando passamos a neglegenciar as suas necessidades e assumir que já não temos que fazer por nada para segurar esse Alguém....àhhhh....e esta tive que a deixar para o fim: os filhos...essa coisa intragável, tormenta que só nos traz insonia, dores de cabeça, despesas e tudo o que é de horrivel, ainda tem esta bela caracteristica...é o impedimento para tudo...e já ouvi de tudo: não mudo de emprego, porque tenho bocas para alimentar (20 anos depois dizem: maldita hora que me deixei ficar...hoje estou velho para mudar e apenas rezo para não ser despedido); "o teu pai anda a gastar o dinheiro todo e não pensa nos netos...e ainda para mais não colabora na educação, fazendo de motorista das 17h às 20h...e ainda quer que eu lá vá jantar? Ok eu vou, mas para verem os netos"...é só sacrificios.....nada de ganancia ou egoismo....e dos casamentos....bem...a geração anterior à nossa aproveitou a liberdade que havia e que não havia e chegou-se a pensar que era um pecado ficar casado....sério...pelos meus 16 anos, de 5 amigos, apenas eu vivia numa casa com os dois pais...deviam a ver o ar de pena que tinham de mim: "coitado..como é possivel??? Ainda por cima tem horas para chegar a casa???"....mas a nossa geração? É muito mais conservadora e cuidadosa com os seus...afinal os filhos justificam tudo...até ouvir esta frase consegui: "Estou conformado"...acreditem...e ainda perguntam como é que eu tenho a tensão a 16/11?? - O problema não foi terem-se endividado até à Senhora da Fava, ou viverem à conta do estatudo do "outro", ou pura e simplesmente serem covardes...isto marca-me tanto que chego a ter alturas que dou graças a Deus por não ter filhos a quem culpar...assim culpo os filhos dos outros, sem ter que pagar as contas e sem stressar com hora a que vai chegar à noite :o)

Claro que muitas vezes as coisas acontecem, porque tem que acontecer e não por sermos responsáveis por elas: somos mesmos despedidos pela crise, um amigo desilude-nos porque é um cabrão, a nossa cara metade trai-nos porque sim, e os malvados dos velhos são mesmo sarnentos de se aturar e os filhos justificam (imagino e acredito) todos os sacrificios....isto tudo é verdade também....mas há uma pequena diferença: tem a ver com a nossa responsabilidade de fazermos para que as coisas não existam para nos justificarmos com elas, mas que façam parte da nossa vida como opções e caminhos válidos para vivermos...já não digo melhor...mas dignos do nosso respeito e porque não de algum alheio...e de umas noites dormidas descansadamente...

Bem...agora é só ler e por em prática o que andei para aqui a advogar...cheira-me que vou complicar e ficar em casa mais uma noite :o)
E porque tem tudo a ver:




Aquele abraço

ps - para os que dizem que exagero nas "...." ...nem imaginam o que me contenho para não preencher os espaços....prefiro deixar-vos espaço para os preencherem por vocês

Sem comentários:

Enviar um comentário