sábado, 22 de maio de 2010

Medo

O que me traz aqui hoje?
Na realidade? Nem sei? Se calhar preciso de conversa...
Todos já tivemos um daqueles dias: "onde só queremos estar onde não estamos e só queremos ir para onde não vamos...."
É aqui que estou hoje....

Portanto, vamos ver se alguma divagação neste espaço me volta a trazer à Terra..pronto, pelo menos a Lisboa...

...do que vamos tratar hoje...? Emoções...mas isto não pode ser genérico, por isso vou pegar numa das complicadas e que apesar da expressão, raramente a usamos em vão quando o sentimos: Medo...não quero fazer nenhuma piada, nem imitar o velho, corrupto e criminoso Artur...estou mesmo a falar do sentimento em si: medo.

Para mim existem várias formas de medo, umas mais controláveis do que outras, umas mais realistas que outras...mas nada como aquele que sentimos por dentro e que não nos deixa indiferentes, ainda que não o demonstremos...
O medo é uma "coisa" interessante, pois consegue criar tipos de atitudes tão diferentes que realmente às vezes é difícil conseguir saber como vai reagir a pessoa que é invadida por ele...alias, a mesma pessoa numa mesma situação, mas com a alteração de pequenas variáveis, consegue ter atitudes completamente distintas. Imaginem uma pessoa ameaçada por uma arma...provavelmente gela, paralisa e reza para que seja apenas um pesadelo...juntem o filho à imagem, mas como o alvo da ameaça...a mesma pessoa provavelmente passa para uma atitude mais agressiva e coloca a sua vida em perigo. O medo continua, mas porque a passividade é mais perigosa, faz-nos reagir. De acordo? Espero que sim...

Todos temos noção que o medo tem escalas..desde a coisa que nos causa pequenos sustos, como aquilo que nos faz ficar sem sangue nas veias...

Depois o medo traz várias discussões consigo que não deixam de ser bem interessantes...vejamos: é mau ter medo? porque o sentimos? devemos enfrenta-lo? sim? quando? ou não? é bom ter medo?

E aqui respondo: depende da personalidade...porque se a personagem for receosa da própria sombra (vá, não vamos dizer cobarde ou medroso), o medo é realmente um tormento, uma complicação, uma agravante..sim, mau..
A contrario para os destemidos (digamos campeões, de hollywood, com a mania), o medo é uma coisa boa positiva, porque os controla, refreia e cria respeito...
Para os outros...a coisa anda pelo meio...e na realidade, alguém de senso diria: todos devemos enfrentar e/ou respeitar alguns medos...às vezes devemos ser contidos, outras audazes e nada com o respeito que o receio nos traz, para nos fazer evoluir...

E num dia normal...eu até diria que concordo com esta última frase....mas como a coisa hoje está negra, mesmo ao fim de uma hora de escrita, digo: detesto ter medo...a um ponto que nem o consigo descrever...e não porque tenha algum problema em identifica-lo(s)...mas sim porque há aqueles que não consigo resolver e por muitas voltas que dê..nã dá...e pior é que os vejo e não consigo lidar com eles...

E agora digam que não falo de mim!!!! Pumba...

Beijos e Abraços
...e obrigado pela leitura deste meu pequeno...desabafo?

PS - um dos ditos cujos continua a ser a maldita claustro fobia, por isso se me virem a ficar em stress no metro ou no elevador...desviem-se...mas há piores...mas também não estão à espera que vos conte tudo, pois não?
PS - enquanto escrevi isto, deu o Batman...e agora vou dar-lhe no Rock III...com tanta fonte de inspiração...ainda sai mais alguma coisa...

1 comentário:

  1. meu amigo, há muito que, mesmo muito que não te ouvia ou lia num texto tão intimista. À tua conta temos aqui muita matéria para o inicio da época dos nossos jantares. Agora só falta saber quais as situações que não sabes resolver...eh!eh!eh! Está muito fixe, meu amigo. Será que a morte ou situações embaraçosas fazem parte? abraço meus amigos

    ResponderEliminar